Martech
Nos dias de hoje em que tudo vai se ...
Gerenciamento forte e proativo de riscos é um grande aliado ao combate a fraudes
Todas as empresas estão vulneráveis a vários tipos de fraude, dentro e fora da empresa. O impacto financeiro e de reputação pode ser grave. Para prevenir esse cenário, a implementação de um gerenciamento de risco forte e proactivo pode ser um grande aliado ao combate desse cenário de fraudes. Gerenciamento de risco de fraude é […]
Todas as empresas estão vulneráveis a vários tipos de fraude, dentro e fora da empresa. O impacto financeiro e de reputação pode ser grave. Para prevenir esse cenário, a implementação de um gerenciamento de risco forte e proactivo pode ser um grande aliado ao combate desse cenário de fraudes.
Gerenciamento de risco de fraude é o processo de avaliação de riscos de fraude em sua empresa, com o objetivo de desenvolver um programa antifraude que interrompa qualquer atividade fraudulenta antes que ela chegue a acontecer.
Isso ocorre para identificar os riscos de fraude potenciais e inerentes e o desenvolvimento de um programa que trabalha para detectar e prevenir fraudes suspeitas, tanto internas quanto externas a sua empresa.
Partimos de alguns princípios para obter uma estratégia eficaz de gerenciamento de risco de fraude, são eles:
Inicialmente precisamos entender as necessidades de defesa iniciais, assim se torna possível gerenciar as possibilidades de risco de fraude em sua empresa. Verificando a maturidade atual do programa de gerenciamento de risco de fraude, comparado a uma estrutura padronizada, é possível preparar um detalhado para melhorias nas defesas de fraude de sua empresa.
Avaliar os riscos que abrange as empresas é fundamental para capturar os principais riscos de fraude, avaliar o impacto que eles têm e os principais controles em vigor para prevenir e detectar casos de fraude.
É importante observar que o risco também ocorre externamente, especialmente se uma empresa que possui um grande volume de dados.
Utilizar processos e soluções que procurem ativamente por fraudes nas principais áreas suscetíveis a riscos, habilitados por tecnologias atualizadas e inovadoras.
Desenvolver reports pode ajudar na detecção de fraudes. Quando usados corretamente, eles podem detectar variações e indicar comportamento fraudulento. Os reports devem incluir informações relevantes e devem ser armazenados de forma eficiente.
O gerenciamento de risco de fraude tem como objetivo prevenir a fraude antes que ela aconteça. Para isso, as avaliações de risco devem ser feitas com frequência, especialmente porque os ambientes de risco estão em constante mudança.
Desenvolver controles bem projetados e eficientes ajuda a proteger as empresas contra fraudes internas e externas.
As falhas de governança das empresas podem estar ligadas diretamente às suas fraudes. As empresas que se protegem possuem uma forte estrutura de governança e reports, com funções e responsabilidades claramente definidas em relação ao risco de fraude.
Avalie os resultados da estratégia atual e comunique, através de reports, os resultados de forma transparente. Informe as equipes quando as avaliações ocorrerão e o que exatamente será monitorado. Além disso, os direitos legais devem ser revisados com frequência para garantir a conformidade com a lei aplicável.
A Jump Label pode ajudar sua empresa a utilizar, desenvolver e aplicar soluções tecnológicas disponíveis no mercado de gerenciamento de riscos de fraude para a prevenção de ações fraudulentas que ocorrem diariamente em todas as empresas.
Procure a Jump Label para saber mais sobre essas soluções e como podemos ajudar nessas ações diárias.