Data Science é o estudo de dados e informações obtidas de uma fonte de negócio, desde sua origem, passando pela transformação e análise.

Através da matemática estatística, os cientistas de dados implementam modelos utilizando ferramentas disponíveis no mercado e seu conhecimento sobre o negócio, para assim gerar previsões, insights e até mesmo descobrir novas tendências de mercado.  Entre esses modelos estatísticos podemos destacar: regressão logística, forecasting, machine learning, entre outros.  Existem 5 atividades fundamentais para obter o sucesso […]

Através da matemática estatística, os cientistas de dados implementam modelos utilizando ferramentas disponíveis no mercado e seu conhecimento sobre o negócio, para assim gerar previsões, insights e até mesmo descobrir novas tendências de mercado. 

Entre esses modelos estatísticos podemos destacar: regressão logística, forecasting, machine learning, entre outros. 

Existem 5 atividades fundamentais para obter o sucesso em sua jornada de Data Science, são eles: Coleta, Exploração, Design Thinking, Modelagem e Monitoramento de Modelos.

Coleta de Dados 

A fase de coleta de dados é onde é definido e executado o processo de obtenção e armazenamento dos dados, utilizando várias fontes, tais como: arquivos de texto (txt, csv), planilhas Excel, bancos de dados, entre outros. 

Esses processos são feitos através de ferramentas ETL, onde são feitas as extrações dos dados, aplicação de filtros, tratamentos e transformações, a fim de armazenar os dados em repositórios estruturados como data lakes e data marts. 

Exploração de Dados 

Podemos dizer que a exploração é a análise inicial dos dados. Ela ocorre antes de qualquer tipo de análise estatística ou modelagem. 

Podemos utilizar uma exploração visual para verificar as características dos dados, assim obtendo as relações e padrões que ocorrem entre as variáveis e também expondo as características individuais das variáveis. 

Design Thinking 

Tendo as pessoas como ponto central, o Design Thinking tem o objetivo de entender o objetivo e o ponto de vista do usuário final. 

Através de protótipos, workshops e brainstormings, o cientista de dados utiliza uma linguagem prática e simplificada para que obtenha o máximo de informações, com maior velocidade, confiabilidade e qualidade

As etapas de design thinking se resumem em: Empatizar (se colocar no lugar do usuário), Definir (obter insights), Idear (priorização e resolução de problemas), Prototipar (criar um Data Viz como proposta de solução) e testar (analisar resultados) 

Modelagem de Dados 

A modelagem de dados é um conjunto de atividades e técnicas para compreender estruturas de uma organização, propondo soluções estatísticas que permitam à organização atingir seus objetivos, tendo um papel importante entre as áreas técnicas e funcionais, criamos um processo de formulação de dados, ajudando na análise de dados para atender aos requisitos do negócio. 

Monitoramento de Modelos 

Após a implementação de modelos, o monitoramento é importante para garantir que eles estejam sempre funcionando. 

Além disso, os modelos precisam ser atualizados e treinados com frequência para se manterem eficientes e precisos frente às mudanças que podem ocorrer com o tempo em uma sociedade, como por exemplo mudanças de comportamento dos consumidores. 

  • Agile Squad
  • Alocação
  • Esteira Ágil
  • Projeto
  • Treinamento
No formato de atendimento chamado de Agile Squad, o cliente terá a sua disposição um time com as capacidades técnicas para desenvolvimento dos entregáveis solicitados e atuando através de métodos ágeis de planejamento e desenvolvimento. O serviço de Agile Squad da Jump Label tem como objetivo garantir a adaptação às mudanças internas e externas, buscando sempre maximizar a entrega de valor.
Para atender às necessidades do dia-a-dia de nossos clientes, a Jump Label possui uma diversidade de profissionais capacitados em diferentes tecnologias, que podem ser alocados para reforçar as suas equipes. Temos uma equipe interna de gestores prontos para apoiar clientes e colaboradores, garantindo assim que os profissionais alocados tenham sempre o suporte e conhecimento dos gestores disponível, e dos nossos especialistas do CoE (Centro de Excelência), quando necessário.
A Jump Label possui um time de profissionais capacitados para atuar utilizando processos e metodologias ágeis, de maneira estruturada, visando otimizar a eficiência e qualidade das entregas, através da utilização de melhores práticas nos processos de desenvolvimentos, testes, manutenções e melhorias das soluções utilizadas por nossos clientes. O cliente terá a sua disposição uma estrutura capaz de atender suas demandas, podendo ser utilizada para atuar como um time de sustentação e suporte, desenvolvimento de novas soluções ou melhorias em soluções existentes.
Para projetos em que o cliente possui uma necessidade clara e bem definida, a Jump Label consegue apoiar desde a concepção e definições de todo o projeto para prover a solução mais adequada. São pré-acordados o formato de trabalho, entregáveis, escopo, valor e cronograma do projeto. Esse formato de trabalho proporciona ao cliente uma maior previsibilidade dos custos da solução a ser desenvolvida.
Oferecemos treinamentos técnicos e exclusivos, que visam o desenvolvimento dos nossos clientes e suas equipes para a busca de melhores resultados. Instrutores preparados, com conhecimento técnico e vivência real em projetos, e materiais de apoio prontos para apoiar da melhor forma o aprendizado de seus colaboradores. Nossa atuação com processos de mentoria, customizados, próximos ao dia-a-dia do cliente e com profissionais especializados, também é uma opção oferecida pela Jump Label para maximizar o aprendizado, através da proposição de soluções a problemas reais de sua companhia.