Educação

Modern Data Warehouse/Segurança, agilidade e unicidade de dados

Após um projeto de sucesso, uma grande empresa de Educação utiliza uma solução moderna de data Warehouse para auxiliar suas áreas de negócio a terem informação segura e rápida, garantindo a tomada de decisões baseadas em dados para mais de 875 mil estudantes matriculados.

Problema

Com a aquisição de diversas universidades e instituições de ensino, nosso cliente, uma grande empresa de educação, herdou diversos sistemas legado, com formatos e tipos de dados distintos. Esta variedade de dados tornava muito custosa ou quase impossível qualquer análise conjunta dos dados, dificultando tomada de decisões globais.

Qualquer relatório contendo informações de todas as unidades ou cursos necessitavam ser criados individualmente e retrabalhados para alinhamento de uma versão institucional. Outras análises, como a criação de modelos preditivos, análises ad-hoc ou utilização de self-service BI, se tornavam onerosas quando não impossíveis de serem realizadas.

Desafio

  • Disponibilizar em um ambiente único dados de dezenas de sistemas legado;
  • Criar unicidade dos dados, com as mesmas características de negócio e “falando a mesma língua”;
  • Ter um ambiente seguro e com processos de qualidade dos dados;
  • Tornar a utilização de ferramentas de self-service BI possíveis numa escala institucional.

Soluções

  • Migração do ambiente on-premisse para solução baseada em nuvem.
  • A nuvem da Azure se mostrou mais adequada ao projeto, com recursos e custos mais competitivos.
  • O Snowflake demonstrou ser mais vantajoso que os competidores, com um custo mais baixo e capacidade de escalar processamento e dados separadamente.
  • O Power BI demonstrou ser a solução mais ágil, amigável e com melhor custo para a implementação de uma estratégia de self-servisse BI e de Dashboards institucionais.

Benefícios

A empresa ganhou agilidade e segurança com este projeto, tendo a sua disposição os dados em menor tempo e com maior facilidade de acesso. Os dados agora podiam ser analisados integralmente, sem necessidade de retrabalho, permitindo uma visão global dos indicadores no melhor tempo para a tomada de decisão.