Varejo

Enriquecimento de análises com Reconhecimento de Imagem

Utilizando tecnologia de machine learning, soluções de dados em nuvem e hardware, com software de análise embarcado, a Jump Label ofereceu a um grande cliente de varejo a oportunidade de enriquecer suas análises de dados de venda e entendimento de gaps na sua operação de atendimento.

Problema

O cliente, uma grande rede de venda de tags para veículos com quiosques presentes em centenas de pontos do país, tinha uma visão clara das vendas e serviços realizados em seus pontos de vendas, mas não existia visão de qual era a quantidade de oportunidades de negócio perdidas.

A falta de dados não permitia ao cliente realizar análises para entender a quantidade de clientes que saiam de seu ponto de venda sem concluir uma compra, determinada campanha de marketing aumentava ou não o fluxo de pessoas em seus quiosques ou se o atendimento no ponto de venda era subdimensionado, gerando filas e espera desnecessária.

Desafio

  • Entender o fluxo de clientes no ponto de venda;
  • Analisar dimensionamento de atendimento através da identificação de padrões de filas ou espera;
  • Análise de perfil dos clientes (sexo, idade aproximada, humor etc.);
  • Análise de comportamento do cliente (compra na primeira visita, clientes recorrentes etc.);

Soluções

  • Solução de hardware com câmera 4k e software embarcado para reconhecimento de imagens;
  • Técnicas de machine learning para identificação de padrões (fila e espera);
  • Técnicas de machine learning para identificação de perfis (idade, sexo, humor etc.)
  • Dashboards para acompanhamento real-time dos resultados.

Benefícios

Após implementação do piloto o cliente conseguiu validar a quantidade real de clientes que visitavam seu quiosque e em conjunto com os dados de seus demais sistemas, entender a quantidade de clientes que não efetivavam uma compra, seja por ir ao quiosque apenas realizar um questionamento e nunca mais retornar, seja por ter desistido do atendimento por estar em uma fila, além de obter mais conhecimento sobre como as campanhas afetavam o fluxo de clientes em seu PDV.