Varejo

Aplicação de Advanced Analytics na Previsão da quantidades de mercadorias vendidas

Aliando processos de engenharia de dados, técnicas de machine learning e apresentação dos resultados através de um portal web, a Jump Label possibilitou que o cliente fizesse um melhor planejamento dos pedidos e da produção dos produtos perecíveis – reduzindo os desperdícios.

Problema

O cliente, uma grande empresa no ramo atacadista, estava desperdiçando uma grande quantidade de produtos perecíveis porque não era feito um estudo para determinar a quantidade que deveria ser produzida.

Desafio

  • Permitir ao usuário ter insights e planejar a produção dos perecíveis;
  • Levar mais informações ao usuário sobre os fatores que aumentam ou diminuem a demanda por determinados insumos;
  • Mensurar o quanto de mercadoria deixou de ser desperdiçada e o ganho financeiro que essa previsão trouxe para a companhia.

Soluções

  • Geração de previsão de consumo hora/hora para nortear a produção dos insumos;
  • Análise de resultados através do histórico de dados;
  • Criação de um painel para disponibilização dos resultados para todas os colaboradores nos PDVs,  envolvidos com a produção e venda dos produtos.

Benefícios

Através de Dashboards e análises utilizando técnicas de Machine Learning a Jump Label ofereceu a seu cliente a possibilidade de analisar o consumo dos produtos em cada uma das unidades hora a hora e obter um melhor planejamento para a produção.

Utilizando análise de dados foi possível identificar os fatores que influenciam em aumento/redução do consumo de determinados insumos.